Reportagem TV Record na Ecovila da MataEm 10/05/2015, A Bahia que a Gente Gosta da Record Bahia mostrou todos os encantos de Entre Rios, Subaúma e Massarandupió. Belas praias de águas tranquilas e piscinas naturais do distrito de Subaúma, além de verem o encontro das tartarugas com o mar, em uma das ações do Projeto Tamar.

Já em Massarandupió, Ana Paula Farias acompanhou a rotina das artesãs que tecem nas folhas da piaçaba, verdadeiras obras de arte em forma de utensílios e acessórios, que mostram toda a criatividade dessa tradição herdada dos indígenas. A apresentadora ainda mostrou com exclusividade a Ecovila da Mata, um condomínio de moradia em meio a Mata Atlântica nativa, além do Ecoparque da Mata, que abriga toda uma infraestrutura de lazer, como trilhas, praças esportivas e espaço para práticas holísticas.

Outro destaque do programa é a praia naturista de Massarandupió. Um paraíso para os adeptos do naturismo, com segurança e privacidade.

Ecovila da Mata e Ecoparque da Mata é um empreendimento pioneiro no Nordeste Brasileiro oferece, num mesmo lugar, moradia e/ou lazer (em 80 mil metros quadrados de Mata Atlântica Nativa) aos adeptos do naturismo e interessados por ecologia, ecossistema, sustentabilidade, biodiversidade e proteção e preservação do meio ambiente. Estão localizados na Costa Norte da Bahia, de facílimo acesso e a apenas uma hora de distância de Salvador, um paraíso com verão constante e à espera de todos que procuram por bem-estar e qualidade de vida de forma integrada e consciente com a natureza.

Aos mais desinformados, convém dizer que o naturismo, conforme definição de sua Federação Internacional sobre seus princípios, "é um modo de vida em harmonia com a Natureza, caracterizado pela prática da nudez social com a intenção de encorajar o auto-respeito, o respeito pelo próximo e pelo meio ambiente". O movimento não tem, nem incentiva, qualquer conotação sexual pública entre seus adeptos. Os naturistas, que costumam inclusive se encontrar em família de forma natural, seguem um sério e importante Código de Ética. A aceitação pelo próprio corpo, e como se lhe apresenta, é base entre os naturistas, os quais se distiguem, e muito, dos meros nudistas. Os naturistas abominam também qualquer prática exibicionista.

Bahia no Brasil

A apenas 2 quilômetros da Linha Verde (BA-099), dispondo de moderna estrada asfaltada (BA-520) até sua entrada, a Ecovila da Mata e o Ecoparque da Mata são facilmente acessados por quem vem de Salvador, ou mesmo de outros estados do Nordeste Brasileiro.

 

Piscina natural

Desfrute do que a Natureza oferece de melhor, com Trilhas Ecológicas, Praças e Piscinas Naturais encontradas em todo o complexo, que ainda oferece ótimas opções de lazer através de seu anexo - o Ecoparque da Mata, com Quadra Poliesportiva, Campo de Futebol e da conveniência de seu Centro Comercial, Quiosque para Práticas Holísticas e Serviço de Portaria - tudo com real privacidade, segurança e tranquilidade.

Ecossustentável

Projeto de moradias ecologicamente corretas e autossustentáveis, com adequado tratamento dos sistemas de esgoto e de aproveitamento por captação da água da chuva, bem como do reaproveitamento inteligente da água utilizada para banho e manutenção das moradias. Dispõe, também, de Centro de Reciclagem, de Horta, Herbário e Pomar - todos de uso coletivo. O número reduzido de habitações é observado, em total respeito à Mata Nativa.

Naturismo Consciente

Em meio a oito hectares (80 mil metros quadrados) de Mata Atlântica nativa, próximo à paradisíaca Praia Naturista de Massarandupió, desfrute de toda a liberdade e privacidade do primeiro condomínio naturista do Norte e Nordeste do Brasil, que valoriza e responde aos preceitos naturistas de respeito ao próximo e à Natureza.